Os mitos sobre coelhos filhotes

Os mitos sobre coelhos filhotes

Grande parte das pessoas quando procura um coelho, acredita que precisa escolher um filhote. Talvez essa não seja uma boa escolha para você. Há muitos mitos sobre coelhos filhotes que precisam ser desmistificados. Isso acontece por que muitas pessoas acham que ter um coelho é que nem um cachorro, um gato etc. Ao escolher adotar um coelho sempre tenha em mente a seguinte regra!

Coelho não é um cachorro. Coelho não é um gato. Coelho não é um dinossauro. Coelho é coelho!!!

Principais mitos sobre coelhos filhotes

Vamos desmistificar os principais mitos sobre coelhos filhotes. Isso é importante para que você adote com segurança e possa ter uma melhor interação com seu futuro coelho. Ou para você adotar aquele coelho velhinho lindo que ia deixar de levar pra casa por que achava que a adaptação de um filhote é mais fácil (não é mesmo!). Confira!

Mito 1: Um filhote tem mais facilidade de se adaptar

Realidade: Um coelho adulto possui mais facilidade na adaptação que um filhote. Além disso, assim como uma criança pequena ou um cachorro, o coelhinho pode esquecer onde fica a caixa de areia. Quando um coelho atinge a maturidade sexual (entre 3/6 meses), ele/ela pode começar a marcar território com xixi… E parece que toda adaptação que você se esforçou tanto para conseguir regrediu.

Na realidade, coelhos, assim como nós humanos, possuem adolescência. E assim como nós, eles passam por um período muito rebelde, em que os hormônios estão em erupção. E isso os levará a serem mais destrutivos, rebeldes e a quererem afirmar seu território. Essa fase passa, mas pode demorar um pouquinho… Nesse ponto, para agilizar o processo, é interessante procurar um veterinário para castrá-lo.

Mito 2: Meu filho precisa de um coelho filhote, assim eles podem crescer juntos.

Realidade: Seu filho não saberá como cuidar de um filhote e pode até mesmo machucá-lo. Os coelhos são uma responsabilidade para adultos, não importa a idade que a criança tenha. Pois são animais fisicamente sensíveis, sendo assim não é uma boa escolha para crianças com menos de 5 anos, e mais, coelhos não são animais que possam ser segurados ou colo.

Se o coelhinho é parte da família e a brincadeira é supervisionada, então seu filho pode crescer com o filhote. Porém, um coelho adulto, de grande porte, ganhará mais respeito de uma criança.

Nós, do Adote um Orelhudo não recomendamos coelhos como animais de estimação para crianças. Crianças costumam machucar os coelhos. Nós já recolhemos inúmeros animais mutilados e paralíticos de coelhos que foram “dados” para crianças.

Mito 3: Coelhos filhotes são naturalmente dóceis.

Realidade: Coelhos mais novos são ativos, brincalhões e mastigam tudo que encontram pela frente. Nesse período, eles são mais destrutivos que muitos coelhos adultos. Além disso, é difícil saber a personalidade que o filhote terá quando adulto.

Mito 4: Os filhotes adoram ser abraçados por seus humanos.

Realidade: A maioria dos coelhos filhotes estão muito ocupados correndo loucamente pela casa, espremendo-se atrás dos armários e mastigando tapetes. Conforme o pequeno cresce, ele vai se sentar ao seu lado e possivelmente até goste de ser abraçado. É claro, todos os coelhos assim como as pessoas, são diferentes. Então, ele pode se tornar meigo e dengoso ou brincalhão e enérgico… Assim como nós, como seu coelho será é uma caixinha de surpresa.

Então quem poderia ter um coelho filhote?

Qualquer pessoa , desde que cumpra esses requisitos:

  • Tem bastante tempo livre, uma casa sem muitas coisas que possam ser mastigadas e uma residência estável. Ou não se importe de ver algumas “mordidinhas de amor” em seu sofá, móveis etc.
  • Está preparado para possíveis acidentes, como quando o filhote esquece onde fica a caixa de areia.
  • É paciente e não grita ao encontrar sapatos que foram mordidos.
  • Tem ciência de que o filhote pode crescer muito e ter uma personalidade diferente quando adulto.
  • Entende que quando o coelho amadurece passará pela adolescência, podendo vir a ser muito rebelde. Entenda que ele fará muito xixi nas coisas e que isso é normal e temporário. E que leve ele ao veterinário para a  castração, se necessário.

Coelhos filhotes, assim como os adultos, precisam de se exercitar, de desafios e não devem ser mantidos numa gaiola.

Esses são os principais mitos sobre coelhos filhotes. Ter uma criança orelhuda em casa é uma experiência maravilhosa, eles são brincalhões, divertidos e farão tanta travessura que é impossível não dar boas risadas. Este artigo não quer te impedir de adotá-lo, mas que faça isso com consciência.

E para finalizar:

Nunca, jamais, dê um coelho para uma criança.

Nunca, jamais, o mantenha preso na gaiola.

 

Fonte: House Rabbit Society – Monica Cook

Traduzido: Mayara Vitorino

Adaptado: Adote um Orelhudo (nós acrescentamos mais umas informaçõezinhas 😀 )

Imagem: Pixabay – Terimakasih0

7 Responses

    Ola gostaria muito de adotar um coelho adulto ou ate mesmo filhote…tem uma casa adaptada exatamente para ele. E fico o dia todo em casa,então tem muito tempo e muito amor se alguém soube de um centro de adoção ou alguém dando …me avisa por favor.meu email deixarei aqui em baixo.obgd email:flaviih12345@outlook.com. atenciosamente: Flaviane santos

    Sou de BH, tenho um coelho anão de uns 5 meses , acredito,e precisava de uma mini coelha castrada pra ele.Moro em apartamento grande e ele fica solto

    Moro em BH,tenho um mini coelho macho,de uns 5 meses,acredito eu,é preciso de uma fêmea mini e castrada pra ele.Moro em apartamento grande e ele fica solto

      Oi, é uma ótima ideia! Mas você já pensou em castrar coelhinho? A castração de machos é super simples e segura, e ainda vai trazer mais qualidade de vida para ele.

      Segue um artigo completo sobre castração: http://www.adoteumorelhudo.com/saiba-tudo-sobre-castracao-de-coelhos-e-coelhas/

      Os coelhos para adoção estão na nossa Fanpage:. Logo atualizaremos o site pra fique tudo bacaninha. https://www.facebook.com/AdoteUmOrelhudo

      Ou você pode mandar um questionário para nós que encaminhamos para as voluntárias responsáveis pela adoção. Caso não tenha na sua região, te colocamos na fila de espera e informamos assim que tiver um orelhudo disponível! Link para o questionário: http://www.adoteumorelhudo.com/questionario-para-adocao-de-coelhos

    Olá, boa tarde!
    meu nome é Douglas, gostaria de adotar um coelho não muito grande pois moro em um apartamento, mas tenho muito carinho a doar, não passamos muito tempo em casa mas o que passaremos juntos será com muita qualidade.
    Aguardo resposta.
    Obrigado

      Ai, que boa notícia!!!

      Acredito que você possa dar um bom lar.

      Olá!

      Que idade tem o seu filho? Não recomendamos a adoção de coelho para quem tem crianças pequenas. Os coelhos naturalmente não gostam da voz das crianças. Além disso, são animais muito frágeis, qualquer tombo pode fraturar a coluna, por exemplo. E as crianças não têm muita noção de força, ou até mesmo acham que o coelho é de brinquedo.

      Recomendo a leitura desse artigo, aqui você vê os prós e contras de ter um coelho: http://www.adoteumorelhudo.com/5-razoes-para-escolher-um-coelho-de-chocolate-em-vez-de-um-coelho-do-real-para-a-pascoa/

      Recomendo que você leia os requisitos para adoção: http://www.adoteumorelhudo.com/o-que-eu-preciso-saber-antes-de-adotar-coelhos/

      E se você se sentir preparado, é só preencher o nosso questionário que os nossos voluntários vão entrar em contato com você para viabilizar o processo de adoção: http://www.adoteumorelhudo.com/questionario-para-adocao-de-coelhos/

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *