Confira os alimentos recomendados para coelhos

Confira os alimentos recomendados para coelhos

A alimentação adequada é fundamental para o coelho. Ela irá determinar a qualidade de vida e saúde. Uma alimentação inadequada pode trazer graves prejuízos para a saúde do coelho, acarretando até mesmo na morte dele. Confira abaixo a pirâmide alimentar do coelho. Em seguida, uma lista de alimentos recomendados para coelhos, sendo expostas em cada um dos itens da pirâmide alimentar.

alimentação de coelhos

Feno

Item essencial para a dieta do coelho. O feno é muito importante para manter a saúde do sistema digestivo do coelho em dia, além de ajudar a gastar os dentes (que nunca param de crescer). Um coelho saudável come muito feno. Você pode encontrar em agropecuárias. Pela internet também é possível comprar Feno, e você ainda terá várias opções de sabores!

Verduras

É a base alimentar do coelho. Verduras frescas e escuras são importantíssimas para manter a saúde e o bem estar do coelho. São os principais alimentos recomendados para coelhos.  Devem ser oferecidas em abundância, de 4 em 4 horas.

As verduras devem ser higienizadas antes de serem oferecidas ao coelho, para retirar as possíveis bactérias e outros parasitas que possam estar nas folhas. Também é importante variar bastante as verduras oferecidas.

Como dica, nós recomendamos que você peça, na feira perto da sua casa, para guardar aquelas folhas de couve-flor que são sempre descartadas. Elas são muito nutritivas, de graça e eles adoram! Mas lembre-se de lavar muito bem elas, para tirar qualquer bactéria, parasita e agrotóxico.

O ideal é oferecer 3 variedades de verduras diferentes ao dia, garantindo assim uma nutrição completa para o seu coelho. A seguir, uma lista de alimentos permitidos e proibidos para os coelhos, muitos retirados do site House Rabbit Society.

Verduras I

Precisam de bastante rotatividade rodada devido ao teor de ácido oxálico delas. É permitido no máximo um item dessa lista por dia.

Salsa

Mostarda verde

Folha de Beterraba

Folhas de rabanete

Brotos (de 1 a 6 dias após a germinação. Brotos de couve têm níveis mais elevados de alcalóides).

Verduras 2 II (baixo em ácido oxálico)

Folhas de Couve Flor (pode-se pegar de graça em feiras, e tem que ser muito bem lavada)

Rúcula

Folhas de Cenoura

Folhas de pepino

Almeirão

Escarola

Couve (todos os tipos)

Rúcula

Agrião

Dente de leão

Capim elefante (cultivado em casa, para não ter contaminação)

Capim doce

Manjericão (qualquer variedade)

Chicória

Radiche

Erva-doce

Brócolis (somente folhas)

Ramas de cenoura

Legumes e outros vegetais

Os alimentos que estão nessa lista não devem compor mais de 15% da dieta do coelho.

Cenouras

Brócolis (folhas e caules)

Flores comestíveis (rosas, chagas, amores-perfeitos, hibiscus)

Aipo

Catalônia

Beterrraba

Pimentões (qualquer cor)

Vagens de ervilha chinesa

Couves de bruxelas

Repolho (qualquer tipo)

Abobrinha

Ração

A ração deve compor 15% da dieta do coelho.Sugerimos que sejam dadas a Funny Bunny ou a Nutrópica. Estas rações são alimentos recomendados para coelhos devido a sua melhor qualidade.

Frutas

Frutas não devem ultrapassar 10% da dieta. Isso por que o nível de açúcar engorda e pode acarretar em diabete para o coelho. Aliás eles amam frutas! Sentem o cheiro de longe!

Maçã (qualquer variedade, sem caule e sementes)

Banana!!! (Eles amam)

Morango

Goiaba vermelha

Pera

Pêssego

Kiwi

Mamão

Manga

Melões (qualquer – pode incluir cascas e sementes)

Guloseimas

Nas lojas especializadas, petshops etc., é possível encontrar várias guloseimas para o seu coelho. Você pode dar para eles, desde que seja bem pouquinho (1% da dieta deles). Além disso, você pode usar a guloseima para treinamento, como reforço positivo.

Faltou algum alimento importante na lista? Então recomende ele nos comentários! Nós incluiremos na lista!

 

6 Responses

    Irei adotar um agora no dia 11/11/18 um mini lion, então estava em busca de informações de alimentos e etc. acabei encontrando aqui. Parabéns pela postagem e saiba q me ajudou muito e seguirei as dicas.

      Obrigada, Kauã! Buscamos sempre publicar novos conteúdos. Informação salva vidas.

      Imagino, mas batata é proibida para coelhos. A curto prazo parece não ter problemas, mas a longo prazo, isso pode ocasionar um problema sério.

    É verdade que não posso dar batata doce pra Coelho?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *