Principais causas da morte súbita em coelhos

Principais causas da morte súbita em coelhos

Se você já conviveu com coelhos, percebeu que são animais brincalhões e têm uma vida breve. Algumas pessoas são tão fascinadas por eles que decidem adotá-los. Mas antes de você fazer a mesma coisa precisa estar atento à algumas informações. Quando você tem um animal adorável como este em casa, é terrível encontrá-lo morto, de repente.  Então vamos entender as causas mais comuns de morte súbita em coelhos. Assim você poderá prevenir que essa situação terrível aconteça.

Causas de morte súbita em coelhos

1. Ingestão de objetos afiados

Em casa, os coelhos estão sempre aqui e ali. Eles não costumam ficar em um único lugar por muito tempo. Então se você tem um coelho evite deixar à mostra objetos afiados ou substâncias sólidas. Por exemplo, vidro, plástico ou pequenos objetos de metal.

Você deve ter em mente que os coelhos saudáveis costumam  morder tudo que veem pela frente. Já que eles não têm a menor ideia do que devem ou não comer, após ingerir o objeto perigoso, podem ter lesões internas no corpo causando hemorragia ou obstrução intestinal. Nesse caso, se não forem levados ao veterinário o mais rápido possível podem morrer.

O fato é que os coelhos têm o hábito de mastigar objetos que encontram pela casa. Então se sua casa possui muitos objetos afiados em locais que ele possa alcançá-los, é provável que o coelho esteja correndo perigo.

2. Consumo de substâncias venenosas

Os coelhos são comilões por natureza. Se você tem um jardim ou quintal em casa, é possível que você use alguma substância química para cuidar das plantas. Tenha em mente que se você está usando alguma substância química prejudicial deve manter seu coelho longe dela.

Se estiverem próximos, podem ingerir as plantas e, com isso, a substância química entra em seu corpo resultando em envenenamento no corpo todo. E essa é uma das causas comuns de morte súbita em coelhos.

É possível que o coelho não demonstre nenhum sintoma, aparentando estar normal. Mas, caso aparente pouco apetite para água ou comida, e houver corrimento em qualquer área, especialmente olhos, boca ou anus, é provável que tenham ingerido algo venenoso no quintal ou jardim.

3. Coelhos e crianças

Crianças são especialmente fatais para coelhos. Sim, coelho não é a melhor escolha para ser animal de estimação de uma criança. Se você tem uma criança pequena em casa, então evite ter um coelho.

Crianças são uma das maiores causas de morte súbita em coelhos.

Parece radical e chocante, não é mesmo. Mas não é. Eles não gostam de crianças pequenas e evitam se aproximar delas. Porque crianças sempre querem brincar com eles gritando ou correndo, inclusive isso pode provocar ataque cardíaco no coelho.

Às vezes, eles pulam de uma altura considerável para escapar da criança e com isso pode fraturar algum osso, que são muito delicados e quebram com facilidade. O fato é que, crianças com menos de doze anos próxima a um coelho é uma péssima ideia.

4. Coelho junto a outros animais

Se você já tem um cachorro de estimação então não é indicado ter um coelho em casa. Cães podem provocar um ataque cardíaco nos coelhos e gatos podem ser agressivos. Além disso, o coelho pode sofrer medo intenso próximo a outros animais.

E se o seu cachorro é um filhote você precisa treiná-lo antes e mantenha um longe do outro. De qualquer forma, você precisa estar bem atento a eles. Assim você evita a morte súbita em coelhos.

5. Brigas

É possível que um coelho morra facilmente durante uma briga. Se você deixa seu coelho solto sem a sua casa/quintal ter as proteções devidas, pode acabar fugindo. Nesse momentose ele vir outro animal fora da sua casa pode ficar muito assustado e resultar em morte súbita.

6. O coelho é mais velho do que você pensava

Coelhos crescem até, no máximo, 9 meses de idade.  E pode acontecer de, ao adotá-lo, não ter certeza da idade correta. Ao levar um coelho adulto para casa, é importante levá-lo ao veterinário para fazer a sexagem, avaliar a saúde e determinar a idade. O acompanhamento periódico de um coelho é fundamental, principalmente em coelhos idosos.

7. Seu coelho tem problemas de saúde?

Assim como nós humanos, os coelhos podem ter predisposição genética a determinados tipos de doenças. E também, muitas vezes quando adotamos, não temos acesso ao histórico dos pais nem mesmo a criação. Não temos certeza de se ele foi suficientemente amamentado, o que o protegerá de doenças e impactará a saúde dele permanentemente.

Se você não tem acesso ao histórico familiar nem as condições em que o coelho foi criado, peça a um veterinário para fazer um exame adequado no orelhudo. Se possível, tente apurar o máximo de detalhes que puder de seu orelhudinho quando adotá-lo.

8. Coelhas grávidas

Coelhas podem dar à luz de 8-14 filhotes de uma vez só. Isso não é a surpresa, porém, coelhas assim como humanos
também podem abortar. E isso pode até mesmo ocasionar a morte da coelha. E não apenas isso. Há casos, e não raros, de fetos não serem expelidos. Com isso, ele passa a se decompor dentro do útero da mãe, o que pode ocasionar o óbito da coelha.

9. Nossa comida x coelhos

Comidas que são saborosas para nós pode ser tóxico para coelhos. Aliás, a mesma comida saborosa pode ser tóxica para nós! Só que no caso dos humanos, os efeitos são sentidos de médio a longo prazo. Já em coelhos, isso pode até mesmo matá-los rapidamente.

coelho comendo maçã

Alimentos que contêm teobromina (substancia que se encontra por exemplo no cacau) pode ser prejudicial para coelhos. O chocolate costuma aumentar a frequência cardíaca deles. Também mantenha-os longe de xilitol (é um ingrediente que compõe doces, produtos para higiene bucal entre outros).

Muitos de nós pensamos “nada como dividir o que está no prato com animais de estimação”. É claro, na maioria das vezes é isso é maneira de demonstrar afeição. No caso dos coelhos você estará prejudicando a saúde deles ou até mesmo causando a morte, então é melhor evitar isso. O fato é que há muitos componentes químicos em nossa comida que pode causar complicações no sistema digestivo dos coelhos.

Se quiser compartilhar a mesa e criar um momento de carinho e intimidade com seu coelho, deixe um pratinho cheio de verdurinhas saborosas para ele. Separadas da sua comida de humano. E nada de roubar aquela saladinha do coelho, hein ;).

Medicações

Às vezes a morte é causada pela dosagem errada das medicações. Esteja sempre atento quanto às dosagens que o veterinário prescreve. Exames regulares e medicamentos adequados são muito importante, mas nada de exageros.

Essas podem ser algumas das razões por trás da morte súbita em coelhos, esperamos que você procure eliminar o maior número possível das causas.

Fonte: www.tailandfur.com
https://pethelpful.com/rabbits/What-Are-The-Causes-Of-SuddenDeath-In-Rabbits

2 Responses

    quero adotar esse coelho como eu faço para adota-lo fale comigo como fazer isso pelo instagram que é lisandrareginabarde

    Eu não sabia que não podia dar batata doce ao meu coelho. Eu costumava dar de vez em quando. Obrigada pela informação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *