Como limpar o ambiente onde o coelho vive

Como limpar o ambiente onde o coelho vive

Poucos gostam de limpar o ambiente onde seu coelho vive e passa a maior parte do tempo, mas se você montar um cronograma com certeza será menos trabalhoso. Não há regras para dizer com que frequência você deve fazer a limpeza do local. Porém, se fizer uma pequena limpeza todos os dias vai facilitar bastante seu trabalho.

Como regra geral, limpe o local no mínimo uma vez por semana. De qualquer forma, você precisará limpá-lo com frequência, mas isso depende do espaço do ambiente e também da quantidade de sujeira que seu coelho costuma fazer. Se você tem mais de um coelho, vai precisar limpar mais vezes.

Limpar o ambiente onde o coelho vive: limpeza diária

Limpe o ambiente todos os dias para que permaneça agradável. Confira a lista de tarefas diárias.

  • Diariamente, remova qualquer alimento fresco que não foi consumido. O ideal seria fazer isso duas vezes por dia, uma de manhã e outra à noite.
  • Lave a tigela de comida.
  • Lave e volte a encher a garrafa de água. Uma escovinha pode facilitar esse processo.
  • Limpe aglomerados de urina e derramamentos de água que estão fora da caixa de areia. Se necessário, cubra essas áreas com feno fresco ou roupa de cama.
  • Limpe a caixa de areia e adicione mais areia ou, se necessário, só retire a sujeira.

Limpar o ambiente onde o coelho vive: limpeza semanal

Escolha um dia da semana para você se aprofundar no processo de limpeza. Confira a lista de tarefas!

  • Tire todos os brinquedos e acessórios do ambiente, depois lave e esfregue-os com água e sabão neutro.
  • Tire e lave toda roupa de cama, depois troque por novas.
  • Limpe o local com água quente e use vinagre para ajudar a remover os resíduos de urina.
  • Desinfete o ambiente com bastante atenção porque qualquer desinfetante precisa ser enxaguado muito bem. O desinfetante de limpeza. Você pode utilizar uma solução de alvejante misturado à água para desinfetar o ambiente e outros objetos.
    Deixe que o local e outros itens sequem nessa solução por até 30 minutos, depois enxágue tudo extremamente bem.
  • Ainda sobre o desinfetante, não é recomendável usá-lo para limpar material de madeira. Isso por que se a madeira não for bem selada absorve toda química.

A limpeza da caixa de areia

Como mencionado, a caixa de areia deve ser verificada e mantida limpa diariamente. Isso não é prático somente para quem limpa o ambientes e é também uma ótima maneira de monitorar a produção de urina e as fezes do seu coelho, qualquer mudança pode indicar um problema de saúde.

A frequência de mudanças e limpeza na caixa de areia vai depender bastante do tipo e da quantidade que você utiliza desse material. Se você costuma usar apenas uma camada superficial, pode ser que você precise limpar a caixa todos os dias, mas se usa mais quantidade até formar uma camada profunda, você só precisa tirar as sujeiras e fazer menos mudanças na caixa.

Dicas extras sobre a faxina do coelho 🙂

  •  Os sais de cálcio tendem a grudar na urina do coelho e formar um material duro que fica preso em caixas de areia. Já o vinagre dissolve esses sais. Então, mantenha o vinagre em um borrifador para uma limpeza para pulverizar as partes sujas do ambiente. Se na caixa de areia ainda tiver resíduos resistentes, basta mergulhar no vinagre de 20 a 30 minutos.
  • Escolha roupas de cama/cobertores que sejam absorventes para facilitar a limpeza.
  • A castração ou esterilização do seu coelho também contribui para manter o ambiente limpo, pois, reduz a incidência de marcação territorial e pulverização.

Gostou do nosso artigo sobre como limpar o ambiente onde o coelho vive? Então pode se interessar por esse aqui também: Como ensinar o coelho a usar o banheiro: tudo o que você precisa saber!

Fonte: www.thesprucepets.com
Fotografia: Misha Walker

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *