Como devo preparar a casa para receber meu coelho?

Como devo preparar a casa para receber meu coelho?

Tornar sua casa à prova de coelhos, isto é, torná-la um ambiente seguro para seu amigo orelhudo, envolve três coisas:

1) Impedir seu coelho de destruir sua propriedade.

2) Proteger seu coelho de ferimentos e potenciais machucados.

3) Fornecer ao seu coelho alternativas de mastigação seguras e divertidas.

Por isso siga essas dicas importantes criando maior segurança ao preparar s casa para receber meu coelho.

Por que é tão importante tornar sua casa à prova de coelho?

Prevenir coelhos de roerem cabos elétricos é de extrema importâ para que não se queimem ou sejam eletrocutados. As consequências de morder um fio elétrico são muito graves para arriscar contar apenas com o treinamento do coelho. Ao invés disso, você deve tomar medidas para deix´q-los fora de alcance.

Afinal, como faço para manter fios elétricos fora do alcance de orelhudos?

Em uma loja de ferragens ou de materiais de construção qualquer, você encontra várias opções de mangueiras para envolver os cabos. Uma solução eficiente e barata é o uso de conduítes, os mesmos usados em instalações elétricas:

como preparar a casa para receber um coelho

Caso o plugue esteja impedindo a passagem dos fios, você pode usar um estilete para fazer um corte ao longo do conduíte. Embora esse seja um tubo considerado flexível, por ser um tubo sanfonado, ele apresenta certa resistência e a escolha de um envoltório mais flexível pode ser mais interessante no caso de cabos movimentados regularmente, como de notebooks ou aspiradores de pó.

Contudo, leve em conta que o grau de dureza do plástico também colabora para inibir ou atrair seu coelho a roê-lo (coelhos parecem ter um apetite especial por materiais que sejam firmes e, ao mesmo tempo, macios, como borracha, silicone, couro, etc).

Lembre-se, finalmente, de que cabos podem ser colocados atrás ou acima de móveis e carpetes, mas jamais devem ser colocados sob tapetes e carpetes para se evitar risco de incêndios!

Como faço para impedir meu coelho de comer as plantas da casa?

Muitas plantas em nossas casas são tóxicas. Pendurá-las ou colocá-las em superfícies altas, sobre as quais seu coelho não seja capaz de saltar, resolvem esse problema (preste atenção em móveis próximos que possam facilitar o acesso: coelhos são expoentes praticantes de parkour, e estão em constante evolução, principalmente nos primeiros anos de vida!).

(Fail)

Algumas plantas tóxicas comumente encontradas em casa (tóxicas não apenas para coelhos, mas também para outros animais, crianças e inclusive adultos desavisados):

Samambaia (Pteridium aquilinum)

planta tóxica para coelhos

Lantana (Lantana camara)

planta tóxica para coelho

plantas tóxicas para coelho

Como faço para proteger rodapés e móveis de madeira?

Se um coelho insiste em mastigar rodapés, bordas de cadeiras, etc, uma placa de madeira não tratada pode ser colocada sobre os locais de tentação, tornando-os inacessíveis e fornecendo ao mesmo tempo, uma superfície de mastigação aceitável. A este método deve-se aliar treinar o seu coelho para não mastigar esses itens.

Como faço para proteger móveis estofados e camas?

Estofados e camas que possuam vão embaixo fornecem esconderijos muito apreciados por orelhudos. No entanto, caso seu interior não esteja lacrado, possua cobertura facilmente perfurável e/ou o tamanho do vão permita ao coelho uma posição em que fique confortável para morder e cavar, é provável que seu coelho entre no móvel e faça ali sua toca  — na qual se sentirá seguro e confortável para roer sua estrutura, geralmente de madeira.

A solução é cobrir o fundo do móvel, assim mantendo a possibilidade de o coelho utilizar o espaço exterior como esconderijo. Desmembrar uma caixa de papelão é uma opção barata e eficiente em qualquer dos cenário.

Lembre-se de conferir a procedência da caixa, caso a esteja reutilizando. Se, por exemplo, a caixa foi anteriormente usada para o transporte ou armazenamento de produtos de limpeza ou outros tóxicos, descarte-a!

Outra solução barata, já, para o caso de o vão ser baixo — o que limita a atuação dos dentões —, é? fechar esse fundo com tecido tnt e a ajuda de um grampeador de madeira, ou de tachinhas.

Como faço para proteger as paredes?

Muitos coelhos se divertem roendo papeis de parede, e até mesmo reboco! Isso ocorre comumente em pontos em que alguma singularidade lhe propicie uma dentada inicial. São exemplos:

  • quinas;
  • paredes ou papeis de parede esfolados;
  • paredes texturizadas;
  • etc.

É possível ainda que o treinamento do seu coelho esteja no início ou que não esteja sendo efetivo (avalie se está fazendo algo errado, se é um orelhudo mais velho, com hábitos já consolidados e mais difíceis de modificar, etc), e ele decida fazer seu banheiro onde não deve, ocasionando manchas em alguma parede.

A primeira alternativa para se resolver o problema é colocar um móvel entre a parede e o coelho. As demais soluções variam de acordo com quanto você está disposto a gastar, ou abrir mão do decor, em prol do seu amigo. Caso você não se importe com estética, fixar uma folha de papelão ou uma placa de madeira não tratada é uma ótima solução.

Como impedir um coelho que está chegando de hostilizar seu companheiro e vice-versa?

A apresentação de coelhos envolve várias práticas, por exemplo:

1) Organização de um primeiro encontro em território neutro, e

2) Aumento progressivo do tempo de convivência, conforme sua leitura da mutua aceitação entre eles (aos poucos um se acostuma com o cheiro do outro). Essa tarefe exige paciência e demanda um tempo variados.

* Coelhos idosos são mais tranquilos. Convém inclusive revisar sua possibilidade de acesso a superfícies altas das quais possa saltar e se machucar.

** Informações retirada do site

www.vetmauriciocobuci.com.br/clinica-de-coelhos-cuidado-o-perigo-pode-estar-no-seu-jardim

***Adaptado do texto Rabbit Proofing, disponível em

http://rabbit.org/faq-rabbit-proofing/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *