DIA DA CRIANÇA👧👦 CONSCIENTE: COELHO🐰 NÃO É BRINQUEDO!

Aproxima -se mais uma data comemorativa. O que pode ser um dia de alegria para humanos, pode representar o início de um terrível pesadelo😢 para muitos animais.

Atendendo ao apelo comercial do Dia das Crianças, muitos pais👨👩 são levados a comprar um coelho para dar aos seus filhos, acreditando que é um animal dócil e de fácil manutenção. Por outro lado, as lojas expõe filhotes fofos🐇🐇 nas vitrines e o apelo é irresistível. Como não levar um para casa?

Coelhos sao animais frágeis, de ossos delicados, não curtem colo. Um abraço mais apertado ou uma queda pode gerar fraturas e um gasto alto com veterinário. Passado o encanto, as crianças tem o hábito de esquecer logo o ” novo brinquedo” . Os adultos, sem muito tempo para se dedicar ao novo membro da casa, o deixam esquecido num quarto ou preso numa gaiola. E por final, sem muita paciência para manter o ambiente ou a gaiola limpos, acabam decidindo dar o coelho. Muitas lojas acabam inclusive os recebendo de volta. Já imaginaram a vida desse coelho e que destino o aguarda depois?

Alem de tudo, a maioria das lojas nao tem preocupação alguma com os animais. Muitos ficam dias, semanas, meses esperando algum comprador. Muitos entram em depressão😔. A maioria dos petshops sequer tem um veterinário para atendê-los caso adoeçam. Ninguem sabe a procedência desses animais. Os filhotes são retirados muito cedo do convívio materno, antes das seis semanas necessárias para desenvolver imunidade através do leite. Não é conveniente para o criador manter um animal que passa a comer alimentos sólidos e portanto, a solução é vende-lo logo.

Quando compramos um coelho estamos incentivando não só a exploração e dando aval à práticas nada éticas de criação e comercialização, como estamos ensinando valores errados a nossas crianças. Animais sao seres vivos e não coisas a qual fixamos um valor. Da mesma maneira que não compraríamos crianças, não deveríamos pensar em fazer isso com os animais.

E também não acredite que existam ” criadores responsáveis “. Isso é uma falácia! Ganhar dinheiro vendendo vidas nao é nada ético e nem que receba o melhor tratamento do mundo, animais não são mercadorias. Para que colocar mais vidas nesse mundo com tanto abandono e com tantas pessoas se desfazendo do próprio coelho por tantos motivos: falta de tempo, de espaço, de condições financeiras para mante-lo, porque foi atacado pelo cachorro e por aí vai?

Neste Dia das Crianças, ensine valores como respeito à vida, ética e amor aos animais. Coelhos nao são indicados para crianças menores de 8 anos. Dê no lugar um coelho de pelúcia .

E quando pensar de fato a ter um coelhinho como animal de companhia, pesquise tudo o que você puder sobre coelhos. Nosso site tem muitas informações valiosas: www.adoteumorelhudo.com

E não esqueça: não compre. ADOTE!

#diadascrianças #nãocompreanimais #adote #ética #adoteumorelhudo

Ilustração: @jhullyimaginario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *