DENTRO OU FORA DE CASA?🤔

Muitos acreditam que lugar de coelho 🐇 é fora de casa, pois é comum imagina-lo correndo livre na grama e fazendo buracos na terra. Mas nem sempre essa é melhor opção .

De fato, estar num ambiente aberto por algumas horas durante o dia é muito benéfico para o coelho, que pode gozar do calor do sol☀️ ( mas é bom recordar que não suporta temperaturas altas) , desfrutar do prazer de beliscar ervas frescas🍀🌿🌱, além de aproveitar o espaço para se movimentar e assim se exercitar.

No entanto, é importante protege-lo dos perigos presentes no ambiente externo, como possíveis predadores🐕🐈, insetos🕷 e plantas venenosas🌾.

Se você tem um terreno em casa onde possa solta-lo, é preciso considerar alguns aspectos:
✔ que seja tranquilo, longe de 🚫barulho de carros, música barulhenta ou muitas pessoas próximas;
✔que tenha segurança o suficiente para que nao fuja ou que não seja roubado . Por isso, se o espaço for na frente de casa e separado da rua apenas por grade, nunca o deixe sozinho;
✔que não tenha acesso a outros animais, em particular cães🐶 e gatos🐱.

Mesmo que nao termine num contato direto com o coelho, a tentativa de ataque de um predador pode provocar-lhe a morte por choque seguido do susto;
✔que o coelho não tenha acesso a plantas🍀 que podem intoxica-lo;
✔que não tenha mato alto ou vegetação que possa esconder animais peçonhentos, como cobras🐍, aranhas🕸 ou escorpiões🦂;
✔que o local nao tenha sido tratado com⚠️☢ produtos químicos ou outras substâncias que possam lhe fazer mal.

Sabemos que muitas mamães 👯‍♀️ e papais👯‍♂️ de coelhos vivem em condomínios cujas áreas verdes não são privativas. O ideal nesse caso é te-lo sob controle usando uma coleira específica para eles, daquelas que sao presas ao tórax (geralmente encontrados em sites da internet). Jamais use aquelas clássicas coleiras que são usadas ao redor do pescoço.

Por outro lado, se você dispõe de um espaço suficiente para mante-lo fora de casa, você pode providenciar um recinto permanente com tela e telhado, todo fechado e com cuidado de também telar o terreno pelo menos um metro abaixo da superfície para que o coelho não consiga escapar cavando túneis.

Nesse recinto deve haver sempre uma zona com sombra – seja por uma árvore ou um telhado – , uma toca ou casinha para ele se refugiar quando se sentir ameaçado e sempre água à disposição, alem da alimentação indicada. Rampas, caixas e tubos podem deixar o ambiente mais divertido para o coelho e ainda servirão para que ele se exercite.

É preciso considerar também que seja preparado para eventuais tempestades⛈, para que ele não se molhe com uma chuva torrencial. Se o recinto for seguro e bem construído, não será necessária uma vigilância contínua. Todavia, à noite🌙, para garantir a segurança do seu coelhinho, é aconselhável levá-lo para dentro de casa.

*TEXTO ADAPTADO DO LIVRO ” Il coniglio nano e le altre razze da compagnia”, de Marta Avanzi.

ILUSTRAÇÃO: @jhullyimaginario

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *