CUIDE DA SAÚDE DE SEU ORELHUDO!

 

A fisiologia do coelho🐰, as doenças, as reações aos fármacos💊 e os problemas de saúde aos quais está sujeito são totalmente diferentes daqueles dos animais mais ” convencionais ” como cães🐶 e gatos🐱 e por isso requerem específicos conhecimentos veterinarios. Devemos, portanto, procurar um veterinário especializado em coelhos e em particular de coelho como animal de companhia: o coelho de casa apresenta, de fato, muitos problemas que não são identificados nos coelhos criados em cativeiro para consumo. Inclusive há pouco tempo a únicas informações médicas existentes diziam respeito apenas aos coelhos de criação intensiva e somente nas duas últimas décadas a medicina específica para coelhos de companhia fez um enorme progresso e está em contínua evolução.

Por isso, a procura de um veterinário especialista em coelho como animal de estimação deve vir antes de adquirir um. Mesmo porque, em caso de emergência🆘, devemos saber onde podemos leva-lo.

Assim que você levar para casa um coelhinho – e sempre sugerimos a adoção e nunca a compra – , é bom leva-lo para uma primeira visita ao veterinário . Leve junto uma porção de bolinhas de fezes 💩💩para que sejam analizadas para a verificação de eventuais parasitas intestinais. O veterinário fará uma adequada análise clínica da sua saúde de modo geral e dará dicas de como cuida-lo e assim evitar os erros comuns em relação ao seu manuseio e alimentação🌱🥕.

Antes de levar o coelhinho ao veterinário, é melhor avisa-lo por telefone📲 e por isso sempre tenha anotado o seu número em seu celular ou numa caderneta.

Evite leva-lo em gaiola e prefira uma caixinha de transporte de plástico própria para isso, pois os lados fechados dão uma maior senso de segurança ao animal. Se nao tem uma ainda, você pode comprá-la facilmente em lojas agropecuárias, supermercados e até pela internet.

⚠E o mais importante de tudo: se seu coelho adoecer, evite pedir sugestões em grupos de internet: LEVE-O IMEDIATAMENTE AO VETERINÁRIO. Ele é a única pessoa que poderá dar um diagnóstico real do que seu coelhinho tem, as causas e tratamento adequado pois estudou anos para isso.

#saúdeanimal #veterinário #silvestre #consultaveterinaria #coelhos #bunnies #coniglio #adoteumorelhudo

Fonte bibliográfica: AVANZI, Marta. Il coniglio nano e altre razze da compagnia, De Vecchi, Milano-IT, 2001.

Ilustração: @helorayol

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *