Como ensinar o coelho a usar o banheiro: tudo o que você precisa saber!

Como ensinar o coelho a usar o banheiro: tudo o que você precisa saber!

Por natureza, os coelhos escolhem um ou vários lugares (geralmente os cantos) para depositar sua urina e a maioria de suas bolinhas.

– Treinamento de xixi vai um pouco além do que colocar uma caixinha onde o coelho escolhe ir.

– Treinamento de coco vai além do que dar um lugar para eles fazerem seu coco.

Cada animal tem o seu tempo e o seu jeito, então apenas os tutores poderão saber julgar qual é a maneira mais correta de treinar. Mas vamos dar algumas dicas de ouro para facilitar esse processo e ajudar o seu coelho a usar a caixinha!

Será que a idade faz diferença?

Coelhos mais velhos são mais fáceis de treinar do que coelhos mais jovens, especialmente os bebês. A atenção do coelho e talento especial para aprender aumentam à medida que crescem.

Será que a castração / esterilização fazem diferença?

Sim! Aliás, podemos dizer que é o fator que mais faz diferença para se obter um bom comportamento de uso do banheirinho. Quando coelhos atingem a idade de 4/6 meses, seus hormônios tornam-se ativos. Coelhos têm adolescência, como nós, e pode ser uma adolescência bem rebelde! Uma das atitudes adolescentes é a constante marcação do território com urina. E essa atitude não é exclusividade de machos! Fêmeas também são territorialistas e usam a urina para marcar seu território. A castração ou esterilização vai fazer com que o seu coelho seja mais propenso a usar a caixa sanitária (e também será muito mais saudável e mais feliz).

como ensinar o coelho a usar a caixinha

Fonte da imagem: Bink Bunny

Que tipos de matérial devo usar na caixinha?

Depende do que está disponível onde você vive e quais são os hábitos do seu coelho. Ao escolher o material da caixinha, tenha em mente os seguintes fatos:

– a maioria dos coelhos gasta muito tempo em suas caixas sanitárias;

– coelhos sempre mordiscam alguma coisa da caixa sanitária;

– a urina do coelho pode ter um odor um pouco forte.

A Rabbit House Society recomenda materiais orgânicos, feitos de alfafa, feno, aveia, frutas cítricas ou papel.

Outra boa ideia, talvez a mais recomendada, é colocar um punhado de feno em cada caixa, ou ainda usar apenas o feno. Uma boa ideia é colocar uma camada de jornal sob o feno, ou algum outro material que absorva a urina, ajudando a evitar que o coelho tenha contato direto com a urina.

Obviamente, você precisa mudar o feno com bastante frequência (diariamente), uma vez que o coelho vai comer esse feno. Este método muitas vezes ajuda a incentivar bons hábitos de xixi, e ainda incentiva o coelho a comer mais feno. Ou seja, mata dois caçadores com uma coelhada só!

Outro material bom e grátis que você pode usar é madeira picada de madeireira. Caso você tenha uma fábrica de móveis próximo de sua casa, não pense duas vezes! Peça madeira picada e use na caixinha. O método mais recomendado é o do feno, mas nada impede que você tenha vários tipos de caixinha pro seu coelho variar e não ter tédio na sua sagrada hora do xixi!

Jornal não era proibido para coelhos?????

Devem estar horrorizados não é mesmo? Na realidade, muitos jornais estão mudando a composição da sua tinta para uma tinta atóxica: a tinta de soja! Recomendamos usar apenas jornais biodegradáveis, que usam tinta atóxica. Nos USA, quase todos os jornais já são confeccionados desta maneira. Caso você tenha dúvidas se o jornal usa tinta de soja, ou a tinta tóxica, o melhor é evitar o jornal 😉

Prós e contras dos vários tipos de materiais para usar na caixinha do coelho

  • Areia de gato (composta de argila): caso o seu coelho seja um escavador, a poeira gerada pela argila pode se cumular nos pulmões dele, tornando- vulnerável a pneumonia.
  • Areia de gato com cristal desodorante: alguns desses cristais desodorantes presentes em areias de gato podem ser tóxicos para coelhos.
  • Areia de gato comum pode ser um grande problema para o coelho. Elas vão se sedimentando e aglutinando dentro do trato digestivo e respiratório dos coelhos, ocasionando sérios problemas de saúde e até mesmo a morte.
  • Pinho de cedro: cuidado com esse tipo de material. Eles emitem gases que com o tempo, pode trazer danos ao fígado do coelho.
  • Espiga de milho: além de ser inútil por não ser absorvente e não controlar odor, tem o risco de ser comida e causar um bloqueio letal.
  • Oat – banheiro a base de alfafa (produto importado): têm excelente odor e boa qualidade. No entanto, se um coelho come demais, elas se expandem e podem causar inchaço. Aliás, caso você tenha uma composteira em casa, ela pode ser adicionada a composteira, junto com os resíduos do coelho.
  • Jornais: são absorventes mas não controlam o odor. Deve-se usar apenas jornais biodegradáveis, com tinta a base de soja. Caso o jornal seja de outra procedência, ou caso você não saiba a procedência do jornal, deve evitá-lo.
  • Banheiro a base de Citrinos: funcionam bem, não oferecem perigos, e podem ser compostados. No entanto, não encontrei nenhum produto de banheiro a base de citrino no Brasil.
  • Musgo de turfa: algumas pessoas usam musgo de turfa para forrar o banheirinho. Outra vantagem é que é um material que pode ser compostado.
  • Papel reciclado: muitas pessoas têm grande forrando a caixa com papel reciclado. Esse material é bom para absorver o xixi e reduzir odores. No exterior já há marcas de papel reciclado feito especialmente para forrar as caixinhas dos animais de estimação. Esse tipo de material não oferece risco se ingerido.
  • Serragem: são matérias de baixo custo, altamente absorventes e muito utilizados em lares de coelhos. Eles são feitos a partir de serragem de madeira macia ou madeira dura não tóxicas, porque os compostos fenólicos são removidos durante a sua fabricação. A sua composição de madeira ajuda a controlar o crescimento de bactérias e odores. É possível encontrar muito facilmente serragem prensada em Petshops ou ainda adquirir gratuitamente em madeireiras e casas de móveis.

 

feno no banheiro do coelho

Fonte da imagem: Bink Bunny

Limpeza

Caixas sanitárias podem ser limpas com bastante frequência. É até uma maneira de incentivar o coelho a usá-la mais, afinal, eles vão verificar o que você, já que um escravo teve a ousadia de mexer nas coisas do coelho… Além do mais, coelhos não gostam de banheirinho sujo. Se estiver sujo, ele pode fazer xixi em outros lugares, como punição, como naquela sua calça preferida de R$500,00 reais, por exemplo. Aliás, coelhos são experts em adivinhar o preço das roupas. Dá pra ver, pois eles adoram roer sempre as mais caras…

Além disso, é comum que hajam acidentes fora do banheirinho dele. Eles não são muito bons de mira, pode-se se dizer… Por isso existem tantos produtos específicos para coelhos, como bandejas sanitárias com proteção de canto. Caso seu orelhudo erre a mira, vinagre branco desinfeta e tira o odor.

Se você tem um jardim, vasos de plantas etc., você pode usar as bolinhas dele deixa como adubo. Bolinhas de coelho são excelentes adubos! É só aplicar diretamente à terra.

como ensinar um coelho a usar o banheiro

Esse lugar é meu, toma uma bolinha!

Todos os coelhos vão deixar bolinhas pela casa, é a sua maneira de dizer que aquela é a casa do coelho. E isso nunca vai mudar. É o comportamento natural dele. Essas bolinhas não transmitem doenças, não têm cheiro e são fáceis de limpar. Em minutos, aliás, segundos, você varre tudo. Falamos isso por que é importante que você saiba diferenciar quais as bolinhas são para marcar território e quais as bolinhas são de fato o coco do coelho.

Mas nem tudo está perdido. Apesar de você não poder impedir que ele faça as suas bolinhas de marcação de território,  você pode ensiná-los a fazer no ambiente do coelho. Isso significa que o ideal é criar um ambiente para o coelho em sua casa (um quarto, uma área protegida e até mesmo uma gaiola, desde que ela fique aberta, jamais prenda seu coelho em uma gaiola), e deixar bem claro, qual lugar é dele, é qual lugar é seu. Com isso, o coelho vai evitar deixar bolinhas no lugar da família. Para incentivar isso, faça do coelho o rei do seu ambiente. Tente não forçá-lo a ficar neste ambiente ou fora. Coelhos não obedecem ordens. O máximo que você pode fazer é persuadi-lo. Se você tentar forçar ele a aceitar aquele ambiente como dele, ele vai começar a vê-lo como uma prisão e vai odiá-lo. Dessa maneira, você vai ter um resultado totalmente oposto ao que deseja. Confira algumas dicas e truques para ajudar o coelho a sentir-se o rei do seu pedaço e, por consequência, a manter as bolinhas lá.

  • Não o tire a força do ambiente (seja para limpar etc). Ele tem que sair por vontade própria e na hora que ele quiser.
  • Não fique pegando e colocando ele lá. Isso vai fazer com que ele sinta que o ambiente é uma prisão.
  • Uma dica muito importante, e talvez a mais: qQuando o coelho encher o saco de você, não estiver a fim de conversa, carinho ou seja lá o que for, ele vai se recolher ao ambiente dele. Se ele fizer isso, deixa ele lá e não o amole. Isso vai fazer com que ele entenda que ali é um refúgio seguro. Ele vai amar ficar ali. E deixar as suas maravilhosas bolinhas por ali também!

Coelhos são crianças. Ter este ambiente seguro em que ele não vai ser incomodando é muito importante. Ele pode se incomodar com o “parque de diversões” (o resto da casa), mas a sua casa é sagrada (o ambiente que você criou pra ele).

Quando você for limpar “a casa” do coelho, lembre-se de sempre esperar ele sair, nunca force a saída. Aliás a tarefa de limpar o ambiente do coelho vai ser bem divertida pra vocês dois! Ele com certeza vai vir supervisionar o que você está fazendo, vai esfregar o queixinho na vassoura para você espalhar e melhor o cheiro dele, vai espalhar o lixo de novo… Ou seja, “ele vai te “ajudar” na faxina! Que bom né… er nem sempre hehe… mas nunca o retire a força para limpar o ambiente dele. Ele verá isso como agressão e invasão.

Bichinhos de opinião, são esses coelhos…

ensinar um coelho a usar a caixinha

 

Fonte da imagem: Meet Easter Joy Bunny, standing (appropriately) Cotton Rabbit

Como apresento a minha casa ao coelho?

Sua intenção é mantê-lo solto e livre pela casa? Que lindo, essa é a maneira mais correta de ser mamãe ou papai de coelho. Mas algumas dicas podem ajudar muito a construir um bom comportamento desde o início.

Ao trazer o seu coelho para a sua casa, deixe-o em um pequeno ambiente, no começo. Comece deixando ele ter acesso apenas ao ambiente dele (cercado, quartinho etc.). Aos poucos, vá soltando ele pela casa. Assim, ele já vai conhecer esse espaço que você apresentou como sendo dele. Se você der liberdade demais no começo, você terá um pouco mais de dificuldade a entrar em um acordo com o coelho e a fazer om que ele mantenha seus bons hábitos.

Método para um coelho aprender a fazer suas necessidades

Um cercado para ele é um ótimo começo! Mantenha uma gaiola (sempre aberta, nunca para prender!) caixa e/ou bandeja sanitária. Isso não significa que ele imediatamente vai associar a caixa ao local de fazer xixi… Observe qual é o canto mais frequente em que ele urina e ponha a caixa lá. Faça isso até ele acertar. E se tiver mais de um canto, ponha mais caixas!

Quando você perceber que ele está usando a caixa om frequência para as suas necessidades, vá abrindo a casa pra ele e permitindo que explore novos ambientes. Aliás, as vezes o coelho tem um sinal de que vai fazer xixi, é quando ele levanta o rabinho! Se você notar que ele está prestes a fazer xixi (levantando o rabinho), você pode tentar conduzi-lo gentilmente até a caixinha e ao ambiente dele. Nunca o force, ele pode achar que é punição…

Falando em punição…. Jamais puna o coelho quando fizer coisas erradas. Punição não adianta com coelhos e ainda pode reforçar seu mau comportamento. Ao invés disso, sempre que ele fizer algo certo e adequado, faça festinha e dê petiscos para recompensar o seu bom comportamento. Dessa maneira, ele vai associar  usar o banheirinho a algo positivo. O reforço positivo, dando petiscos e agrados, é uma ótima maneira a ensinar o seu coelho boas maneiras.

Criar hábitos é sempre muito positivo e funcional para o seu coelho. São animais que criam rotinas. Eles são tão rotineiros que você irá se surpreender que eles sabem até a hora exata das coisas. Por exemplo, há coelhos que te acordam todos os dias, às 7h da manhã. Use isso a seu favor no treinamento.

Quantos banheirinhos/caixas devo ter?

Quanto mais, melhor! Especialmente se o seu coelho é um aprendiz lento, ou é especialmente obstinado sobre onde ele quer fazer xixi. Conforme ele for se acostumando, você pode diminuir o número de caixas.

Dicas para quem tem coelhos ruins de mira

Alguns muitos, quase todos coelhos têm péssima mira, e acabam fazendo xixi fora da caixinha. Por isso muitas pessoas optam por banheirinhos com cantos, bandejas higiênicas, tapetes etc.

O que fazer se o seu coelho insiste em urinar fora da caixa

Compromisso. Se o seu coelho insiste em fazer xixi fora da caixa, vá colocando ela nos locais em que ele faz xixi. Não tenha medo disso, ponha e continue com o reforço positivo. Mesmo que ele seja um pouco teimoso, uma hora ele vai ceder! Seja mais teimoso que ele!

Participe!

Banho, dar comida, treinar o banheirinho… Nenhuma dessas tarefas precisa ser chata. Muito pelo contrário, transforme essa tarefa em algo divertido para você e para o seu coelho. Só sentar e observar ele fazer as tarefinhas dele já é uma ótima atividade. Participe da vida da criaturinha orelhuda mais charmosa do planeta!

Por que o meu coelho urina ou deixa bolinhas ao lado do banheirinho?

Há três grandes motivos que fazem um coelho deixar os bons modos e acabar por não usar a caixinha para as suas necessidades:

  • Infecções do trato urinário, pedra nos rins, doença renal. Isto deve ser tratado por um veterinário qualificado. As vezes, quando o coelho começa a fazer xixi fora e ao lado da caixa, ele está sinalizando que está com problema…
  • Comportamentos relacionados ao não uso da caixinha. Depois de eliminada a suspeita de problemas renais e infecção urinária, é hora de investigar as razões comportamentais para tais ações. Geralmente é associado ao maior stress do animal, que pode ser ocasionado por: mudança na rotina; visitas; eventos emocionais intensos; crianças; o tutor estar fora por alguns dias (viagem etc.); barulhos repentinos; estar preso contra vontade… Qualquer situação que possa ter stress emocional. Seja qual for a razão, ele está se sentindo inseguro e tenta reconstruir sua confiança, “fazendo a sua assinatura” (assinatura sendo seus excrementos e as pocinhas de xixi).Basta remover a causa do stress que o problema também será removido. É importante também ressaltar que o coelho é um animal que cria rotinas. Caso a causa que tenha feito o coelho ter este mau comportamento não seja eliminada rapidamente, isso vai se tornar um hábito e será mais difícil ainda corrigi-los Muitos donos acham que esse problema vai desaparecer inesperadamente, assim como começou. Este pensamento atrasa a correção e vai fazer com que o mau-hábito crie raízes. A partir do terceiro dia, podemos considerar um hábito plenamente enraizado. Como resolver isso? Da maneira de sempre, com elogios, recompensas, observação vigilante e supervisão durante o tempo livre. Às vezes, ao adicionar uma caixa para a área em que o coelho está a dispensar sua urina. A novidade de uma caixa faz com que ela seja muito atraente, ainda mais se tiver brinquedos. Ele vai pular para investigar e voila! Ele vai fazer o xixi EM UMA CAIXA. Esse bom comportamento deve ser recompensando. Assim, ele começa a urinar em uma caixa e logo volta a sua rotina normal. Lembre-se, o coelho demora 3 dias para trocar uma rotina de bom comportamento para uma de mau comportamento, mas demora 3 semanas em treinamento intensivo para voltar ao seu velho e bom comportamento. Maus hábitos são facilmente aprendidos, já os bons hábitos sempre demoram mais.
  • Territorialismo. Mesmo coelhos castrados ainda podem apresentar alguns hábitos de territorialismo. Afinal, a castração diminui a necessidade de marcar o território, porém, jamais vai tirar o territorialismo dele. Caso ele se sinta invadido, e principalmente, se houver um novo coelho na casa, ele vai urinar em vários pontos estratégicos para indicar ao novo coelho quem é o dono do pedaço. Quando se acostumarem, ele retorna aos bons hábitos.

 

como ensinar um coelho a usar o banheiro

Fonte: Apartament Therapy

Fontes: Boa parte do artigo foi traduzido do post da House Rabbit Society. Fizemos acréscimos e considerações, para adaptar o texto a realidade brasileira e também baseados em nossa experiência. Também tivemos ajuda do colaborador Nelson N. Scnneider.