Em 2008, quando iniciamos nosso projeto, nos depararmos com uma realidade assustadora: uma grande quantidade de coelhos eram descartados ou simplesmente abandonados em dois parques públicos aqui de Florianópolis, geralmente depois da Páscoa e outros tantos durante o ano, poucas semanas depois de serem adquiridos ou até recebidos como presente 🎁😡.

Infelizmente poucos ainda tem a consciência de que ter um coelhinho requer RESPONSABILIDADE. Acabam colocando para procriar apenas pelo simples capricho de “tirar uma cria do meu coelhinho”, como afirmam. E depois vão distribuindo os filhotes para conhecidos sem nenhum critério, acreditando ingenuamente que serão bem cuidados apenas por se tratarem de pessoas “conhecidas”. E aí que está o erro, pois isso não certifica que a pessoa vai saber cuidar do animalzinho e agir com responsabilidade, castrando-o, e que vai ter condições financeiras de arcar com custos veterinários e mantê-lo num ambiente que lhe garanta uma vida digna. E assim mais coelhinhos são colocados nesse mundo cruel, cujo destino muitas vezes é a negligência ou o abandono. Uma fêmea pode gerar ninhadas que variam geralmente de de 4 a 9 filhotes e então, multiplique esse número toda vez que mais filhotes nascem desses coelhinhos e chegará a um número descontrolado de indivíduos.

Em nome de todos os coelhinhos🐇🐇🐇 que vivem hoje em gaiolas porque foram comprados por impulso ou foram dados como se fossem brinquedos, considere a CASTRAÇÃO. Alem de dar a ele uma qualidade de vida, pois evita doenças como o câncer e reduz até mesmo sua agressividade (muitas vezes relatada por seus tutores), você ajuda a evitar que nasçam mais coelhinhos e que caiam depois em mãos erradas.

Em vez de se divertir com os filhotes que seu coelhinho poderia trazer ao mundo 🌎, adote um dos coelhinhos que são disponibilizados para adoção tanto aqui pelo nosso projeto quanto por outras ONGs e instituições ✴️.

Castrar é não apenas um ato de responsabilidade mas um grade gesto de amor ❤️ e respeito pelo seu orelhudo🐰!

Ilustração:@sinornithosaurx no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.